top of page

Entenda como diminuir o tempo de cumprimento de pena, trabalhando e estudando dentro do presídio.

  • Foto do escritor: Aline Becker de Castro
    Aline Becker de Castro
  • 26 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

A remição de pena é um benefício previsto na legislação brasileira que permite a redução do tempo de cumprimento da pena para os detentos que trabalham ou estudam dentro da unidade prisional. Essa medida tem como objetivo incentivar a ressocialização e a reintegração dos indivíduos na sociedade, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizado e capacitação profissional.


Para que um detento possa se beneficiar da remição de pena, é necessário que ele cumpra certos requisitos estabelecidos pela lei. Primeiramente, é preciso que o trabalho ou estudo seja realizado de forma voluntária e comprovada.


No caso do trabalho, a remição de pena ocorre por meio da contagem de dias trabalhados. A cada três dias de trabalho, um dia é descontado do tempo total da pena. Já no caso do estudo, a remição ocorre de forma diferente, sendo contabilizada a cada 12 horas de estudo, um dia de pena é descontado.


Há, ainda, a possibilidade do detento que não concluiu o ensino fundamental ou médio realizar a prova do ENCCEJA. O exame é totalmente gratuito e realizado dentro da unidade prisional. Caso o apenado atinja a nota mínima estabelecida pelo INEP em todas as áreas de conhecimento, ele garante a certificação de conclusão dos estudos.


A prova do Encceja para as pessoas presas funciona da mesma forma que o Encceja regular. O apenado precisa responder a uma série de questões, além de uma redação. O exame é dividido em áreas de conhecimento – são quatro áreas e mais a redação – e é possível obter a remição parcial, ou seja, a aprovação em cada área de conhecimento garante dias remidos, e caso o apenado seja aprovado em todas as áreas, recebe uma bonificação pela conclusão de curso.


No Encceja Ensino Fundamental, para cada área de conhecimento que o apenado for aprovado, será devido 26 dias de remição. Caso o apenado obtenha a aprovação integral, a remição deve corresponder a 133 dias acrescidos de ⅓ pela conclusão do ensino fundamental, o que totaliza 177 dias remidos.


Já no Encceja Ensino Médio, para cada área de conhecimento que o apenado for aprovado, terá 20 dias de remição. Se ele for aprovado nas quatro áreas de conhecimento e na redação, garantirá 100 dias de remição, e pela conclusão do ensino médio, o apenado fará jus a mais ⅓, totalizando, assim, 133 dias de pena remidos.


Portanto, o apenado que ingressa na unidade prisional sem o ensino fundamental e médio, caso opte por estudar e realizar a prova do Encceja, poderá diminuir 310 dias de pena, o que corresponde a 10 meses e 10 dias.

É importante ressaltar que a remição de pena não é um direito automático, mas sim um benefício que deve ser conquistado pelo detento. Além disso, é fundamental que o trabalho ou estudo seja realizado de forma honesta e produtiva, visando o desenvolvimento pessoal e a reintegração social.


A remição de pena é uma medida que traz benefícios tanto para o detento quanto para a sociedade como um todo. Ao possibilitar a redução do tempo de cumprimento da pena, ela incentiva o indivíduo a se dedicar ao trabalho e ao estudo, adquirindo novas habilidades e conhecimentos que poderão ser utilizados após a sua liberdade.


Além disso, a remição de pena contribui para a diminuição da superlotação nos presídios, uma vez que incentiva a ocupação produtiva dos detentos. Com mais pessoas trabalhando e estudando dentro das unidades prisionais, há uma melhoria na gestão do sistema carcerário e uma maior perspectiva de ressocialização dos indivíduos.


Portanto, a remição de pena é uma medida que visa promover a ressocialização dos detentos, oferecendo-lhes oportunidades de trabalho e estudo dentro das unidades prisionais. Ao cumprir os requisitos estabelecidos pela lei, é possível reduzir o tempo de cumprimento da pena, contribuindo para a reintegração dos indivíduos na sociedade e para a melhoria do sistema carcerário como um todo.


Espero que esse conteúdo tenha ajudado de alguma forma. Se quiser esclarecer alguma dúvida, ou continuar falando sobre o assunto, estou disponível no instagram @alineebeckerr e no e-mail alineebeckerr@hotmail.com.


Comentários


2022 - Becker & Villa Lobos Advogados Associados
Todos os direitos reservados

OAB/SC 5936

Rua 13 de Maio, 270, sala 01, Czerniewicz,

Jaraguá do Sul/SC

(47) 999639-8320

bottom of page